top of page
Foto do escritorRevista Sphera

Revelação: 50 anos do segundo livro do poeta Osvaldo André de Mello


Capa da primeira edição do livro Revelação do acontecimento, de Osvaldo André de Mello. Foto: Arquivo Poetas das Margens do Mundo / Instituto de Desenvolvimento Humano Daghobé

Neste 2024, completaram-se 50 anos de um dos livros mais notáveis aparecidos na esfera da poesia na década de 1970: Revelação do acontecimento, de Osvaldo André de Mello. O volume, publicado pela Imprensa Oficial de Minas Gerais, confirmava uma voz singular, cuja estréia em 1969 com a coletânea A palavra inicial foi saudada por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade, entre muitos outros nomes de peso na cena literária.

Escreveu então o "gauche" em carta a Mello datada de 9 de setembro de 1969: "A palavra inicial abre de maneira expressiva a sua caminhada na poesia". Revelação do acontecimento, segundo livro de Mello, chegou com orelha de outra grande poeta, Henriqueta Lisboa: "Do sentido perene, vale dizer, do espontâneo e instintivo, o poeta evolui, em face da modernidade, para o aprisionamento de aspectos acidentais, focalizando sensações preciosas".

Osvaldo André de Mello nasceu em 1950 em Divinópolis, onde vive e de lá forma, ao lado de Adélia Prado, o par mais icônico da cena cultural do Oeste de Minas Gerais. Sua bibliografia conta com vários títulos, sendo o último O sétimo dia: a consciência da vida, volume integrante da Coleção Infame Ruído, publicação da Inmensa Editorial lançada em setembro deste ano no bojo do projeto Terceira Feira: encontro de literaturas das margens do mundo. (Anelito de Oliveira)




Poema do livro Revelação do acontecimento, de Osvaldo André de Mello. Foto: APMM/Daghobé

Página de rosto de exemplar do livro Revelação do acontecimento com autógrafo do autor a Anelito de Oliveira. Foto: APMM/Daghobé


40 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page